News

FCT aprova criação do SMART FARM CoLab – BioISI é um dos parceiros fundadores

Home/News, Notícias/FCT aprova criação do SMART FARM CoLab – BioISI é um dos parceiros fundadores

FCT aprova criação do SMART FARM CoLab – BioISI é um dos parceiros fundadores

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou recentemente a criação do SMART FARM CoLAB – o Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura. O BioISI é um dos centros fundadores do recém-criado CoLAB, que conta com mais de uma dezena de parceiros.

As atividades a desenvolver no SMART FARM CoLAB visam providenciar soluções inovadoras e automatizadas para a gestão eficiente de recursos e maximizar o valor acrescentado dos produtos nacionais de horticultura, fruticultura e viticultura. Estas ações terão um impacto significativo na Bio economia nacional. A participação do BioISI neste consórcio permitirá o desenvolvimento multidisciplinar de novas abordagens disruptivas nas principais fileiras da atuação do CoLab.

“Este CoLab focado na agricultura digital é um excelente exemplo de aplicação da investigação de ponta que já hoje é levada a cabo nas Universidades ao desenvolvimento tecnológico da indústria nacional, com um forte impacto na modernização da agricultura e na Bioeconomia em geral. Neste projeto, o BioISI irá aplicar o seu know-how para criar soluções inovadoras de Biologia Digital ajudando a renovação do sector no sentido duma agricultura sustentável, com melhor utilização de recursos e fazendo face às alterações climáticas”, segundo Margarida Amaral, coordenadora do BioISI

O SMART FARM CoLAB é liderado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e conta com o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), o Instituto Dom Luiz (IDL) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, e algumas empresas do sector agrícola da zona Oeste. O CoLab irá ficar instalado em Torres Vedras, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho.

Andreia Reis e Filipa Tomé – Gabinete de Comunicação do BioISI

Créditos da imagem: José Silvestre

2019-02-12T14:20:46+00:00 September 18th, 2018|